16º ao 19º dia - 100 dias orando pela família.



16º Dia
O Homem Saudável tem Relacionamento Saudável com Deus
Leitura Diária: Mateus 16

“O que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram, não os esconderemos de nossos filhos; mas conta- remos à vindoura geração os louvores do SENHOR, o seu poder e as maravilhas que fez.” Salmo de Asafe 78.3.4.
Asafe escreveu de olho no futuro da família. Ele nos ensina que o futuro começa hoje, que passa pela transmissão de valores de pais para filhos. A Bíblia, mais do que ninguém, nos ensina a importância do homem, da mulher, do pai, da mãe e dos filhos. O homem não está acima de todos na família e sim o nosso Deus.
Nestes dias queremos pensar na importância do homem. Homens, o relacionamento é uma palavra-chave na melhor compreensão da família hoje, e Deus sempre soube disso. Ele quer que tudo dê certo entre você e a sua mulher, com seus filhos, com outros parentes e com a sociedade.
Mas tem um segredo. Primeiro precisamos nos relacionar bem com Deus, o nosso Pai, e o mais Ele nos garante – “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Salmo 37.5). Ele é o pai de Amor. Ele nos ama e com Ele nós vamos amar conforme I Co 13.4-8: “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;”
São quinze atitudes. Continue sendo homem e ame sempre mais.
Os dicionários nos dizem que saudável é: aquele “que goza de boa saúde, física ou mental”. Também precisamos do bom relacionamento. O saudável é aquele que goza de boa saúde própria e que transmite saúde aos outros. Mas a fonte de alimento está em Deus e na sua Palavra, e assim todos os dias todos do seu bairro, da sua cidade, do Brasil vão saber da sua saúde espiritual. Experimente viver isso com Deus e o mais Ele fará.

Oremos:
1) Pelos homens, para que tenham relacionamentos saudáveis com Deus;
2) Que os homens bus- quem o alimento em Deus e na sua Palavra;
3) Para que esse bom relacionamento reflita nas famílias e na sociedade;
4) Para que os homens gozem de boa saúde própria e que transmitam saúde aos outros;
5) Para que os adolescentes e jovens amadureçam na direção de se tornarem homens saudáveis em todos os sentidos.


17º Dia
O Homem Saudável tem Relacionamento Saudável com a Esposa
Leitura Diária: Mateus 17

“Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está maio teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? Então Ana se levantou depois que comeram e beberam em SUó” (I Samuel 1.8,9).
Tem muita esposa por aí em busca desse marido, que para elas é o seu virtual. Pior, tem muita irmã em Cristo que se casou com servo de Deus que não a trata assim. Ninguém merece um marido “casca grossa”. Lembra-se da primeira reflexão, homem, se você é de Deus, agradará a Deus e agradará a sua esposa e não o contrário. Duvido da fé de alguém que se diz crente e que trata mal a sua esposa, que é “uma bênção do Senhor”
Elcana afirmou mais do que ele podia fazer. Ele não podia ser como dez filhos porque nenhum filho Ana tivera até então. Ela só queria um filho e ele não podia dar. Resolver ele não podia, mas ele amava, amava com carinho, com gestos, com palavras doces. Ele fazia o que podia, e assim ele a consolou.
E Deus ouviu o clamor deste marido e de sua esposa e Ihes deu um filho para se orgulharem a vida inteira: SAMUEL. Não transforme o pedido, o clamor, o sofrimento para a sua esposa, em uma dor ainda maior. Apazigue. Tire por menos. Adoce. Mais do que isso, seja um marido que dizendo “não te sou melhor do que dez filhos” a mulher não conteste. Ana sabia que só isso não resolvia, mas não contestou o doce marido que Deus lhe dera. Ele se garantia.
Na minha experiência como conselheiro de família há mais de 25 anos, tenho me deparado com frequência com o modelo de homem macho, mais macho do que homem para quem a sua mulher lhe parece um mero objeto. E muitos crentes ainda justificam a sua atitude usando o texto bíblico como se a Bíblia o aprovasse. Pena. Eu e você devemos ser os melhores maridos. Mesmo que sua mulher seja chata. Porque tem mulher chata. Só o amor conquista.
Da próxima vez que você quiser “engrossar” com a sua esposa que você já tantas vezes chamou de o amor da sua vida, ó homem, lembre-se deste nome: ELCANA, como aquele que adoçou a vida de ANA.

Oremos:
1) Pelos homens, para que tenham relacionamentos saudáveis com suas esposas;
2) Para que de forma alguma tratem mal suas esposas;
3) Para que amem suas esposas com gestos e palavras doces;
4) Para que sejam amigos de suas esposas, dividindo os seus sofrimentos;
5) Para que os adolescentes e jovens aprendam a desde já a tratar com respeito e amabilidade aquelas que poderão vir a ser suas futuras esposas.



18º Dia
O Homem Saudável tem Relacionamento Saudável com a Família
Leitura Diária: Mateus 18



“Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo” (Gênesis 6.18).
Um momento lindo em família quando você obedece à voz de Deus e Deus abençoa a sua família. Como outros homens na Bíblia a marca de Noé foi a da obediência irrestrita ao nosso Deus.
a momento decisivo de Noé na Arca com a sua família tem um texto em paralelo bíblico no Antigo Testamento (A T). É o momento em que Josué convoca o seu povo e fala da triste situação da sociedade e diz: Façam o quiserem das suas vidas, “mas eu e a minha casa (família) serviremos ao Senhor” (Josué 24.15b). E todo o povo lhe disse que faria o mesmo, servindo ao Senhor.
Perceba no texto bíblico que os dias de Noé como os dias de Josué se parecem com os nossos dias hoje. porque temos uma sociedade também entregue ao pecado e achando graça da sua própria desgraça. Leia Gênesis 6.5-7: “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. E Deus os puniu severamente. “Porque de Deus não se zomba aquilo que o homem plantar isso também ceifará. (Gálatas 6.7).
Nós e a nossa família, hoje como nos dias de Josué, somos chamados a fazer a diferença. A tomar decisões santas em meio a uma sociedade pecadora. Sabemos da forte tendência pós-modernista que leva a nossa sociedade a ter prazer em pecar e é nesse contexto contemporâneo que devemos dar o nosso testemunho de que o nosso compromisso é com o Deus eterno da Bíblia e com os seus valores, que são saudáveis.
Homem, lembre-se finalmente de Abraão, que em Gênesis 12.1-3 é chamado para abençoar todas as famílias da terra e foi mesmo uma bênção, porque obedeceu a Deus e foi sem temer, sem reclamar da vida, foi por causa do seu amor ao Pai, não que ele fosse sem falhas, mas porque deu o melhor que pôde para viver na presença de Deus. Ele foi abençoado por Deus, e você pode fazer assim também.

Oremos:
1) Pelos homens, para que sejam bênçãos para suas famílias;
2) Para que obedeçam irrestritamente ao nosso Deus;
3) Para que saibam discernir a voz de Deus na liderança espiritual de suas famílias;
4) Para que tomem decisões santas e, assim, façam diferença em meio a uma sociedade corrompida; 5) Para que testemunhem um compromisso firme com o Deus eterno da Bíblia e com os seus valores, que são saudáveis.


19º Dia
O Homem Saudável tem Relacionamento Saudável com os Amigos
Leitura Diária: Mateus 19
A Bíblia diz em Provérbios 17:17 “ O amigo em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão”.

Você vive em comunhão com Deus em Cristo Jesus, ama com respeito a sua mulher e a seus filhos, Além disso, como cristão você tem uma igreja local, que é outra família. Você tem ainda amigos no trabalho e na faculdade e tudo isso é o mundo onde você vive em sociedade e tudo isso é benção de Deus também.
A lealdade é parte de uma amizade genuína. Um bom testemunho do cristão vale como grande pregação nos dias de hoje. Para isso você vai precisar de lealdade. A Deus e aos amigos.
Você sabe que o melhor amigo que podemos ter é Jesus. A Bíblia diz em João 15:15 “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer”. Sentimos a falta de termos bons amigos, muitos falam que na verdade só tem um ou dois amigos. É que há falta de sinceridade, honestidade, bom caráter e outras pedras preciosas. Apesar de não ser tão fácil, mantenha assim mesmo boas amizades com homens e mulheres seus amigos. Pode uma porta para a evangelização.
Que características necessitamos para ter e ser um bom amigo? A Bíblia diz em Filipenses 2:3, 4 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a sim mesmo; bênçãos e bens com seus amigos e a até com outros que venham a precisar da sua ajuda cristã. A Bíblia diz em Provérbios que “Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe”. Um amigo de verdade se preocupa conosco de tal forma que tem que ser honesto conosco, mesmo que nos ofenda. Isso é ratificado na leitura de Provérbios 27:6 “ Fiéis são as feridas dum amigo. Mas os beijos dum inimigo são enganosos”. Não cobre dos amigos; seja amigo deles em Cristo Jesus.
Com sua família junto de você a fé em Cristo, dando seu testemunho, acenda a luz de Jesus nas trevas da sociedade sem Deus. Faça amigos e leve-os a Cristo.

Oremos:
1)Pelos homens, para que sejam amigos verdadeiros e leais uns dos outros; 
2) Para que desempenhem um bom testemunho de cristão; 
3) Para que haja sinceridade, honestidade e bom caráter nos relacionamentos de amizade;
4) Para que os amigos aprendam a compartilhar bênçãos e bens uns com os outros; 5) Para que os homens cristãos estejam abertos a novas amizades com o fim de abrir novas portas para a evangelização.
 

EU SOU UMA MULHER AMADA, ACEITA, VALORIZADA, UNGIDA, INTELIGENTE ABENÇOADA, CONTROLADA, MÃE, COMPANHEIRA, ALEGRE, AMIGA, SÁBIA E VITORIOSA EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA.

0 Deixe seu comentário

Obrigada pela visita !

Deus te abençoe com toda a sorte de bençãos nas regiões celestiais.

Eu declaro que você viverá dias de alegria,de paz de saúde,de prosperidade,de amor.Nesses dias, o Senhor mudará a sua sorte e a sua boca se encherá de riso e a sua família viverá o melhor de Deus. Em nome de Jesus.