O caráter de Cristo na vida do líder - Parte final


O caráter de Cristo na vida do líder - Parte final


 
Fonte:MIR

Texto: “Mas, bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai.” (Filipenses 2:22)

Verdade Central: O que o líder constrói através dos seus dons e talentos pode ser destruído se for edificado com mau-caratismo.

Introdução: Como filhos de Deus, precisamos buscar absorver o caráter de Cristo em nossas vidas, família, liderança, ministério e, em tudo que fizermos, devemos resplandecer o caráter ensinado por Jesus.

Esta é a terceira semana que estamos relembrando a importância de ter o caráter de Cristo na vida do líder. E, na parte final deste estudo, queremos concluir com os seguintes tópicos:

Líder de caráter com o caráter de Jesus

Ter um bom caráter vale mais do que ter uma jóia de valor, é o que descreve Provérbios 22:1 “Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.”

Nós precisamos, como líderes à frente de uma liderança, cuidando de discípulos, de líderes e de tantas vidas que Deus nos tem confiado, ser líderes de caráter com o caráter de Jesus.

Deus, ao longo da história da Igreja, tem levantado homens e mulheres para marcar a sua geração. Você faz parte de um exército poderoso de líderes guerreiros, valentes, determinados e conquistadores, que tem atraído a glória do Senhor através do sobrenatural de libertação, cura, prosperidade e restauração em todos os níveis. Por isso, o Senhor tem pressa na formação do seu caráter.

Formando o caráter no deserto

A Bíblia registra a história de muitos líderes que tiveram o caráter formado no deserto como Abraão e Sara, Isaque e Rebeca, Jacó e Raquel, Moisés, Rute, Noemi e tantos outros que poderíamos citar. Todos venceram e foram aprovados em suas atitudes. Como eles, nós também podemos vencer, pois o alvo do deserto é que saiamos dele com um caráter sólido.

Deserto é lugar de vencer as pressões da vida. Deserto é lugar de vencer a solidão que tenta nos assolar. Deserto é lugar de compreender os tempos, as épocas e as estações, para sair dele fortalecido, confrontado e confortado pelo Senhor.

No deserto, Deus nos permite amadurecer e compreender os Seus propósitos que nos fazem mais que vencedores. No deserto, aprendemos que não estamos ali como lugar de permanência, mas para entrar e sair, porque deserto tem começo e fim para os que decidem obedecer.

Deserto é lugar de forjar caráter. Quem determina, na maioria das vezes, o tempo do deserto, somos nós, através da nossa forma de pensar, das palavras que saem dos nossos lábios, do estilo de vida que optamos, da conduta... Enfim, tudo isso demonstra se estamos ou não tendo as atitudes e as palavras corretas para vencer.

No MIR, ensinamos que o deserto é do tamanho da nossa boca. O deserto deve nos aproximar mais de Deus e não nos afastar dEle. Entramos no deserto para sairmos dele vitoriosos. Esse é o desejo do coração de Deus para nós, pois Ele não tem prazer em nos ver perecer.

Absorver o caráter de Cristo

1. Ter atitude de servo

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. Que sendo em forma de Deus, não usurpou ser igual a Deus. Mas humilhou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8)

Jesus discipulou homens e mulheres de caráter e temperamento muito difíceis. Mas Ele os transformou em líderes de excelência, em verdadeiros servos. Isso significa que podemos, assim como eles se permitiram ser discipulados e se tornaram líderes de êxito, galgar a mesma trajetória.

 2. Ser ensinável

O líder precisa ser aberto para aprender. Na Bíblia, dentre tantos exemplos, podemos lembrar a mulher samaritana (João 4), como um modelo de mulher que se tornou uma líder que arrebanhou uma multidão, porque era ensinável.

Com ela entendemos que somente quem aprende tem autoridade para ensinar. Vemos que a mulher samaritana trouxe uma multidão aos pés de Jesus, porque a cidade viu que ela aprendeu que o estilo de vida que tinha era errado. E a sua transformação, o seu testemunho, impactou aquela cidade.

3. Depender do Senhor

Autossuficiência não combina com um líder que é temente a Deus. Você precisa confiar no seu potencial, mas não pode caminhar na força do seu braço, precisa andar na dependência do Senhor.

Depender do Senhor está ligado a ouvir e obedecer. Sabemos que Jesus foi obediente até a morte e morte de Cruz, como relata Filipenses 2:5-8. Precisamos ser líderes dependentes do Senhor, obedientes a Ele em tudo. Então, alcançaremos êxito.

4. Aprender a ser humilde

Alguns líderes são orgulhosos e soberbos e precisam aprender a ser humildes. Humildade se aprende imitando Jesus. Uma das maiores marcas do ministério de Cristo foi a humildade, aliada ao serviço.

A humildade de espírito reflete o quanto já nos parecemos ou não com nosso Senhor. Um líder de espírito humilde não esconde seus erros, está disposto a abrir mão de alguns sonhos pessoais para sonhar os sonhos do Reino. Vive em constante crescimento.

Um líder que deseja se parecer com o Mestre tem humildade para abrir o coração com Deus e com o líder. Não vive se escondendo, ufanando-se, procurando os melhores lugares, buscando aparecer, exigindo honra imerecida. Não! O seu prazer está em descer cada vez mais para subir no conceito do Mestre.

5. Dar honrar a quem merece honra

O líder que absorve o caráter de Cristo se torna um líder de honra, cumprindo o que está escrito: “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.” (I Pedro 2:17). Saber honrar é exercer os princípios do Reino. É gestar gratidão no coração. A honra é dar ao outro o que lhe pertence.

O líder de honra não se levanta contra seus líderes, pois é cumpridor dos princípios, move-se por eles e não comete atrocidades, pois seu coração é fiel, é um coração de honra totalmente rendido aos pés do Senhor.

De tudo o que podemos compreender sobre ter o caráter de Cristo, como líderes escolhidos por Ele, é que precisamos expressar esse caráter em nossa vida e liderança. Então, seremos completos e teremos pleno êxito em tudo o que fizermos, pois saberemos vencer cada fase de nossas vidas.
Eu sou uma mulher vitoriosa,amada,criativa,abençoada,inteligente,virtuosa,amiga,mãe,companheira,alegre,sou abençoada em todas as áreas da minha vida.

0 Deixe seu comentário

Obrigada pela visita !

Deus te abençoe com toda a sorte de bençãos nas regiões celestiais.

Eu declaro que você viverá dias de alegria,de paz de saúde,de prosperidade,de amor.Nesses dias, o Senhor mudará a sua sorte e a sua boca se encherá de riso e a sua família viverá o melhor de Deus. Em nome de Jesus.